Portugal é hoje um dos países mais procurados por brasileiros para morar com a família, investir em imóveis ou abrir um negócio! Os tempos são outros, muito diferentes daqueles do início do século, cujo perfil era de imigrantes que deixavam o Brasil em busca de trabalho mais bem remunerado em solo lusitano.
A bola da vez são os brasileiros que querem recomeçar suas vidas tendo o país lusitano como referência e porta de entrada para os demais países europeus, brasileiros que buscam a imigração legal para Portugal.
De acordo com o Relatório da Igualdade para Crianças da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o país encontra-se entre as nações desenvolvidas mais bem preparadas para se formar uma família, com bons índices nas áreas de saúde (7ª colocação), Educação (19ª) e satisfação de vida (18ª).
Entre os inúmeros atrativos que vêm levando cada vez mais pessoas, incluindo brasileiros, a fixar moradia em solo português estão:
Portugal já é considerado o terceiro país mais seguro do mundo para se viver, de acordo com o Global Peace Index (GPI), instituto mantido pelo IEP (Instituto para a Economia e Paz), sediado em Sydney, na Austrália. Os dados levam em conta números referentes a crimes, atos de terrorismo, estabilidade política e segurança pública de 163 países e territórios independentes. Uma curiosidade que mostra como o país tem se destacado nesse quesito é que, há apenas cinco anos, Portugal ocupava a 16ª posição da lista, ainda assim com uma colocação bastante confortável no “ranking da paz”, na elite dos 10% dos países mais pacíficos do planeta. Isso explica porque muitos aposentados brasileiros já veem na imigração a possibilidade de uma vida mais serena em terras lusas!
O custo de vida em Portugal é bastante competitivo em relação ao do Brasil e um dos mais baixos de todo o continente, com as cidades do Porto e Lisboa entre as nove mais baratas da Europa. O atendimento na rede pública de saúde é outro ponto que merece destaque para quem mora no país, pois possui preços muitas vezes simbólicos.
Morar em um país onde a sua língua nativa é falada constitui uma barreira a menos durante o processo de adaptação à sua nova “casa”, o que normalmente ocorre em um curto período de tempo. Em função dos laços de amizade e da afinidade cultural e linguística entre os dois países, a maioria dos portugueses demonstra interesse nos assuntos políticos e culturais do Brasil, frequentemente conversando sobre esses temas, demonstrando opiniões pertinentes e defendendo a pátria brasileira e o seu patrimônio histórico artístico e cultural.
Além disso, os laços históricos entre Brasil e Portugal tornam essa experiência ainda mais enriquecedora através da presença frequente de escritores, atores e artistas brasileiros naquele país e através da mídia portuguesa; seja em livros, revistas, no rádio e na TV, uma aproximação que oferece um ambiente aconchegante para quem chega de fora, com tratamento respeitoso e educado.
Apesar do seu passado conservador, Portugal vive hoje uma onda liberal como nunca antes em toda a sua história, com grande respeito às liberdades individuais. Desde 2010, o país aceita a união homoafetiva e autoriza a adoção de crianças por esses casais.
Ao contrário do que ocorre em uma boa parte das cidades brasileiras, os serviços públicos em Portugal funcionam bem e são de ótima qualidade, contribuindo para uma maior satisfação e bem-estar no dia a dia.
Portugal possui uma gastronomia de altíssimo nível, que vai muito além dos pratos à base de bacalhau. Em suas cidades, é possível comer e beber muito bem por preços muito justos, com destaque para a extensa carta de vinhos, não só do país, mas oriunda de diversos países. A oferta de restaurantes e bares é bastante diversificada e atende todos os tipos de público – dos mais exigentes, que buscam a alta gastronomia portuguesa, aos que simplesmente desejam provar a simples, porém tradicional e típica comida portuguesa.
Para se ter uma ideia de como Portugal também não deixa a desejar no quesito de entretenimento, a rede de TV norte-americana CNN classificou Lisboa, a cidade mais populosa do país, como a mais “fixe”; ou seja, a mais legal de toda a Europa, com oferta de entretenimento 24 horas por dia, sete dias por semana. E o mais importante: para todos os gostos e faixas etárias.
O clima em Portugal varia de região para região e as estações são bem definidas. No verão, é possível encontrar cidades com temperaturas elevadas que chegam a 40°C nos dias mais quentes. No inverno, porém, o frio pode ser intenso, com temperaturas que podem ficar abaixo de 10°C nas regiões mais altas do país, onde inclusive é possível nevar em abundância. Na primavera e outono, as temperaturas são bastante amenas, com variação entre 10°C e 20°C.
Por onde quer que se caminhe, nos bairros e nas freguesias de Portugal, você irá se deparar com cenários épicos e deslumbrantes, uma arquitetura que mescla os estilos barroco, gótico e neoclássico. É poder voltar no tempo e na história que remonta à época do absolutismo e mercantilismo europeu, com destaque para o azulejo português, tradicional peça de acabamento em cerâmica surgida na Inglaterra, no século XIII, eternizada pelas azulejarias e artistas portugueses.